top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Finalmente em casa!


Uma semana... faz ontem 7 dias que a Maria Clara nasceu precisamente às 12h44m, 32 horas depois de ter dado entrada no hospital com rompimento da bolsa.

Ainda me custa acreditar que foram tantas horas de espera e tentativas de provocar parto natural. Não sentia muito as contrações, não tinha dores agudas e não entrava em trabalho de parto.

Lembro-me perfeitamente de entrar na sala 8 de bloco de parto por volta das 4h do dia 31, deitar-me e estar a dar no rádio da sala a música Feeling Good da Nina Simone, logo seguida do tema Smile cantado por Michael Jackson... eu pensei: UAU... isto é um sinal, vai correr tudo bem.

Não correu propriamente tudo bem... ao fim de horas intermináveis de espera, sem comer, sem dormir e depois de 5 ou 6 trocas de equipa médica... lá me levaram de emergência para fazer cesariana. Confesso que estava já bastante assustada mas a dose de medicação que me foi administrada já não me permitia raciocinar!

"Aqui está a sua filha" disse o médico enquanto a erguia para eu a poder ver. De olhos bem abertos a observar tudo! 2,940kg e 48cm que inundaram o meu coração naquele preciso momento.

Infelizmente, não sei ao certo porquê, mas percebi que poderia estar relacionado com o tempo demasiado longo em que a bebé esteve na barriga sem líquido, desconfiaram através de análises de sangue que a Maria Clara poderia ter uma bactéria e que tinha uma infecção contraída no parto. Estive apenas uma noite com ela a desfrutar da magia de ser mãe. No dia seguinte foi levada para a neonatologia para fazer antibiótico e ser vigiada.

Desde então o meu dia a dia foi tentar recuperar de uma cesariana e tentar dar de mamar de 3 em 3 horas, estando longe dela... longas caminhadas do quarto do hospital até à neonatologia. Três dias depois tive alta e os meus dias foram casa-hospital-casa, retirar leite com a bomba para estimular, sempre com aquela dor de pós-operatório... nem sei onde fui buscar forças... ou melhor sei... agora sou mãe.

Felizmente tenho uma família e companheiro incríveis e que têm sido fundamentais nestes dias mais difíceis. Obrigada avós e tias pelo apoio. Um agradecimento especial também a toda a equipa da neonatologia que dão um apoio muito importante ao pais dos bebés que por lá passam.

Finalmente estamos em casa!

3.377 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page