visitantes

Fica a par de todas as novidades

© 2017 Quero a minha mãe. Proudly created with Wix.com

  • Patrícia Candoso

Educar dando o exemplo


Por aqui estamos a completar 15 meses de amor, respeito e liberdade... liberdade qb, claro! Amor que nasceu ao longo dos nove meses de gravidez e se multiplicou, vezes infinito, quando a Maria Clara chegou à nossa família. Respeito pelo seu espaço, pelo seu tempo de aprendizagem, pelas suas rotinas e hábitos... até mesmo pelas birras. E liberdade, mas sempre em segurança e muito vigiada, porque nestas idades toda a atenção é pouca!

Todos nós já sabemos que os bebés são verdadeiras esponjinhas, por isso temos que dar o exemplo daquilo que queremos que eles façam ou sejam. Logicamente dizer que não muitas vezes porque isso também é amor, não é fácil lidar com a frustração e os nãos que o futuro reserva, e está nas nossas mãos (e educação) dar-lhes ferramentas para lidar bem com isso.

Cá em casa damos muitos beijinhos e manifestamos constantemente todo o nosso amor, por aqui não cabe a expressão "vão estraga-la com mimos, colo, etc", no meu ponto de vista estamos a transmitir-lhe segurança e confiança. 

Cada pessoa nasce obviamente com características únicas de personalidade, mas nós crescemos sendo, em grande parte, um reflexo das atitudes dos nossos pais. Por isso é tão importante que sejamos (enquanto pais) conscientes dos nossos atos.

Na semana passada assinalou-se o dia nacional da segurança infantil e nunca é de mais estarmos em alerta, não vivermos com medo e alarmados, mas sim estarmos conscientes e não facilitar, porque os acidentes acontecem.

A Maria Clara é muito aventureira e adora subir para cima das coisas, sofás, banquinhos, etc, por-se de pé e pedir palmas... Mas como é obvio ela não tem noção do perigo, por isso tentamos que ela perceba quando é muito alto, ou que tem de nos dar a mão... sem castrar a sua criatividade mas impondo limites quando percebemos que pode magoar-se.

Esta semana vamos ter o dia da criança e aproveitem que é fim-de-semana e vai estar bom tempo! Já agora deixo sugestões:

Em Lisboa o parque de Monsanto vai ter várias atividades com o Wildy Fest no sábado,

Em Cascais no parque Marechal Carmona e na Marina vai acontecer a Festa da Criança no domingo,

No teatro da Mealhada vou estar com o espetáculo A Bela e o Monstro com sessão as 11H e às 15H no sábado.

#2019 #diadacriança #educar #exemplo #amor #respeito #liberdade #segurança

178 visualizações