top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Liberdade tem limites?


No mês e na semana em que comemoramos a Liberdade, resolvi questionar-me e questionar-vos: terá a liberdade limites? Umas vezes penso que sim, outras vezes penso que não. E outras vezes penso que há pessoas que não sabem sequer o significado desta palavra. 

O 25 de abril comemora a libertação de um povo de anos de “prisão” que não vivi, apenas conheci em livros e testemunhos. E por vezes penso se, hoje em dia, daremos valor a quem lutou para que possamos ser livres! Para que hoje possamos ter liberdade em todos os sentidos.

Considero que a liberdade não deve ter limites, deve ser livre, mas sempre associada a valores como respeito pelo próximo e por tudo o que nos rodeia, senão, a isso já não se chamará liberdade mas sim outra coisa...

Não concordo totalmente com a frase “a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro”, prefiro a frase “a minha liberdade respeita a liberdade do outro”. No entanto, hoje em dia vivemos muito da crítica, do apontar o dedo, estar atrás de um teclado e despejar frustrações a torto e a direito nas redes sociais sem pensarmos nas consequências desses actos de “liberdade” que são tão cobardes.

Há 45 anos seria impensável divulgar uma fotografia assim, ainda para mais depois de ser mãe! Uma mãe tinha que se dar ao respeito...! Felizmente há liberdade e somos livres de ser e escolher. Viva a liberdade e que nunca a percamos.

224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page