top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

As rotinas cá de casa!


A Clarinha dorme bem à noite? Quantas horas? Como são as refeições dela? E birras já faz? Já está na escolinha? Qual o percentil? Bom... resumidamente estas são algumas das questões que mais recebo. Como não consigo responder a todas as mensagens e muitas perguntas são semelhantes, resolvi fazer esta publicação e partilhar convosco as rotinas cá de casa!

Claro que cada bebé é único e o seu desenvolvimento singular e ao ritmo de cada um.  Não quero de todo que sintam necessidade de comparar os vossos bebés à minha, é apenas uma partilha, das nossas escolhas e das escolhas dela. Sim, com 13 meses ela já escolhe! 

Comecemos com as noites... temos sido abençoados nesse aspecto aqui em casa. Ela sempre gostou de dormir, com 2 meses já fazia 4 a 5 horas seguidas de noite. Depois de a colocarmos no quartinho dela, ao qual se adaptou muito bem, começou a dormir cada vez mais horas por noite. E desde os 8 meses que dorme entre 10 a 12 horas. Claro que há noites em que choraminga um pouco a meio da noite, ou porque está um pouco mais rabugenta, ou porque perdeu a chucha... 

Ela ainda não está na escolinha, felizmente conseguimos ter essa opção e quisemos que ela ficasse em casa até pelo menos 1 ano e meio. Mas claro temos rotinas e muitas vezes fica na casa dos avós... que não se importam nada!

Normalmente aqui em casa acordamos entre as 7H e as 8H30, dependendo do horário de trabalho desse dia. A Maria Clara bebe o leitinho assim que acorda. Depois a meio da manhã come um iogurte, ou papinha ou fruta. Se estiver bom tempo vamos dar um passeio ao parque ou no paredão, ela adora andar à solta e meter-se com as pessoas que passam. Já não quer dar a mão! É um martírio para conseguir que ela nos dê a mão...

Por volta do meio-dia é a hora de almoço! Sopinha e prato principal com carne ou peixe, que por vezes vai mais para o chão do que para a boca... mas faz parte do processo de aprendizagem. E claro, fruta no fim. Ela já come de tudo e tentamos fazer muitas refeições a três e que ela participe nas refeições de família. 

A hora da sesta é sagrada e se passa da hora já faz birra! Uns dias dorme 40 minutos outros 1 hora e meia... Quando acorda fazemos questão de brincar com ela e com os brinquedos dela. Também cantamos e dançamos muito!

Ao lanche come iogurte com fruta ou papinha, tentamos variar para que sinta interesse em novos sabores. E depois do lanche... mais brincadeira! Normalmente já não volta a dormir até ao jantar, mas há vezes que está com mais sono e dorme 20 minutos, meia hora.

Aqui o banho é quase sempre por volta das 19H e ela adora brincar no banho! Ao jantar por vezes o prato principal não existe, porque a paciência dela para mastigar já não é a mesma... e com sono à mistura pior! Mas a sopa e a frutinha têm todos os nutrientes necessários. Ela agora aprendeu a beber água sozinha e passa o dia agarrada ao biberão! 

Entre as 20H e as 21H já está na caminha a dormir. Ela própria já pede para ir dormir quando tem sono. Já tivemos uma fase em que adormecia sozinha na caminha dela... mas agora voltou a adormecer no nosso colo. Confesso que por vezes sabe tão bem esse aconchego de a termos nos nossos braços... mas depois as costas já não aguentam o peso para a colocar na cama! Desde os 9 meses que já não acorda para beber o leitinho a meio da noite.

Quanto a birras... claro, também faz como todas as crianças, mas faz mais quando está com sono, ou não quer dar-nos a mão.

Em relação ao percentil tem evoluído muito bem e de forma gradual, em altura o percentil sempre foi mais elevado do que o do peso. Mas está óptima! 

E por aí como são as vossas rotinas?

694 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page