top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Como brincar com um recém-nascido?


Eu sou mãe de primeira viagem e quando a Clarinha nasceu todo o meu tempo ficou ocupado a tratar dela. São tantas novidades e tanta coisa para aprender que por vezes esquecemo-nos de brincar com os nossos bebés. Mas, como muitas pessoas costumam dizer, eles no seu início de vida só comem e dormem. Brincar como?

Sempre tive muita atenção às fases de desenvolvimento e, todos os meses, todas as semanas há aprendizagens novas e nós podemos desenvolver algumas brincadeiras para estimular essa aprendizagem. Claro, que muitas vezes o cansaço não ajuda, mas basta meia hora por dia.

Precisamos de ter alguns brinquedos, uns que emitam sons e outros muito coloridos e um pequeno tapete de actividades adequado à idade do bebé. Eu tenho um da Fisher-Price que tem 3 fases dos 0-6 meses, dos 6-12 meses e a partir dos 12 meses, que acompanha a fase em que apenas estão deitados e rebolam, a fase em que se sentam e quando se põem de pé e começam a dar os primeiros passinhos.

Quando são recém-nascidos, e nos primeiros 2/3 meses, podemos brincar mostrando-lhes algo colorido e movimentarmos o brinquedo devagar para a esquerda e para a direita de modo a que eles acompanhem com os olhos esse movimento. Quando estão a olhar para a esquerda, suavemente, abanar o brinquedo que emite som do lado contrário, para que os estimule a seguir o som.

Há uma altura por volta dos 3 meses que começam a ser seduzidos pelas cores e pelos padrões, percebemos isso assim que começam a reparar nas nossas roupas mais coloridas e querem tocar e apanhar os desenhos e padrões dos tecidos. Nesta fase podemos comprar um livro grande que tenha desenhos com muitas cores e padrões grandes com figuras geométricas, ou também podemos desenhar num caderno e colorir. Eles ficam fascinados a olhar para o livro à medida que vamos mostrando as várias folhas.

A minha filha sempre ouviu música e sempre me ouviu cantar durante a gravidez. Quando nasceu colocava sempre música e outras vezes cantava e ela ficava muito relaxada e sorria. Também é óptimo quando não temos tanta disponibilidade para estar a brincar com eles. Mesmo para quem acha que não sabe cantar, não faz mal os vossos bebés vão adorar na mesma porque é a voz da mãe!

Por volta dos 4 meses comecei a reparar que ela gostava de olhar-se ao espelho, claramente não sabe quem é ainda não tem essa perceção, mas ri-se e interage. Também é uma óptima brincadeira interagir com eles através do espelho.

É bom ter vários brinquedos de tamanhos, cores e funções diferente mas quando estamos a brincar com eles convém fazer uma brincadeira de cada vez, vários estímulos ao mesmo tempo confunde-nos. Só a partir dos 4 meses é que coloquei um ursinho no berço que ela gosta de abraçar e brincar quando acorda de manhã.

Agora está quase com seis meses e as brincadeiras vão mudar e evoluir bastante, mas dos 0 aos 6 meses foram basicamente estas as brincadeiras e os estímulos que fizemos cá em casa.

Mais sugestões de brincadeiras para estas idades? Deixem em comentário em baixo.

794 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page