top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Mitos? Crenças? Ou verdades?


Quando há uma nova grávida na família é normal ouvir, das mulheres e mães mais experientes, várias expressões e superstições que nunca sabemos se serão mitos, crenças ou verdades!

Deixo-vos o meu top 5:

Felizmente não tive azia durante a gravidez mas sempre ouvi dizer "se tens azia o bebé vai nascer cabeludo". Pelo que já pesquisei não há qualquer relação entre a azia, que é nada mais do que acidez estomacal, e o crescimento de cabelo do bebé antes de nascer. Aliás a quantidade e qualidade do cabelo é determinada pela genética dos progenitores e avós. Na realidade a Maria Clara nasceu com algum cabelo e nunca tive azia!

Uma grávida não pode pintar o cabelo! Bom, sendo a minha mãe cabeleireira, falo da minha experiência. De facto é uma verdade, não se deve pintar o cabelo pelo menos no primeiro trimestre da gravidez. E mesmo após esse tempo, poderemos fazê-lo, mas tendo em atenção os produtos usados e os químicos na sua composição. Convém sempre consultar o médico sobre isso. Mas hoje em dia já existem excelentes produtos sem amoníaco e outros químicos prejudiciais, não precisamos estar longos meses com raízes e cabelos brancos!

Se tens desejos... come! Senão a criança nasceu com cara desse alimento! Claro que é mito! O que seria! Eu tinha algum desejo por laranjas, nem sempre saciei essa vontade e a minha bebé não nasceu com cara de laranja!

Agora que estás grávida tens de comer por dois. Havia de ser bonito! Claro está que temos mais fome mas não temos nada de comer por dois! Temos sim de fazer uma alimentação mais cuidada, variada e fazer mais refeições durante o dia. Agora que estou no início da fase de amamentação, sinto muito mais vontade de comer do que quando estava grávida, mas ainda assim não como por dois!

Agora que estás grávida não podes apanhar sol senão ficas cheia de manchas! Eu acho que devemos ter cuidado com o sol estando ou não grávidas. Ir à praia no início da manhã ou no fim da tarde e usar sempre protector.No meu caso, que passei parte da gravidez durante o Verão, o que me incomodava era o calor por isso fui poucas vezes à praia, mas fazia caminhadas e usava sempre protetor solar.

Algum mito, crença ou verdade que queiram partilhar? Deixem comentário.

1.265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page