Brócolos, mirtilos, arroz, banana... para a Maria Clara bastava, mas na realidade ela come tudo e de tudo! Mas claro, há preferências. Hoje foi o dia da cozinha cá em casa. Normalmente preparo a comida dela ao longo da semana, mas às vezes tem de ser tudo feito num dia, e quando assim tem de ser, já tenho todo um método!
Hoje preparámos sopa, legumes cozidos, carne e peixe para toda a semana. Assim só preciso de fazer acompanhamento (arroz, massa, quinoa, leguminosas...) a cada refeição.
Fiz duas sopas, uma de brócolos e uma de espargos verdes. Normalmente a medida que faço, cada sopa dá para 5 refeições. Coloco em recipientes próprios e guardo para dois dias no frigorifico, o resto vai para o congelador devidamente etiquetado com nome e data.
A base desta vez foi batata-doce, cebola, alho e abóbora.
Depois cozi vários legumes, alho-francês, cenoura, brócolos, abóbora e tomate. Usei tomate Cherry que apenas escaldei durante 5 minutos para retirar a pele mais facilmente. Dividi por caixinhas etiquetei com nome e data e foram para o congelador.
Esta semana a ementa de peixe será tamboril e dourada, a carne será borrego e frango que depois de devidamente cozinhados, trituro e distribuo em duas covetas de fazer gelo. Dois quadradinhos têm a quantidade ideal para uma refeição, e assim tenho quantidade suficiente para 7 refeições. A meio da semana há uma ou duas refeições de ovo, mas isso é feito na hora, claro.
Espero que estas dicas ajudem alguém, o ideal seria poder cozinhar toda a nossa alimentação na hora, mas muitas vezes isso não é possível e com este método há sempre refeições prontas. Ideal também para quem vai de férias e não sabe o que vai encontrar, se vai conseguir preparar as refeições... e por mais que digamos que qualquer restaurante tem sopa, sabe-se lá... por enquanto ainda prefiro ter a certeza do que a Maria Clara come, mesmo que seja fruta em boião ou papa de pacote, há sempre um rótulo para consultar. Boas refeições e boas férias!
Comments