top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

O primeiro dia...


Olá escolinha, olá primeiro dia... Por aqui havia um misto de tantos sentimentos... se por um lado não queremos largar o nosso bebé, deixá-lo ao cuidado de estranhos, receamos que chore o dia inteiro... por outro lado há uma necessidade de liberdade e de explorar o mundo que, por aqui com 19 meses, estava a tornar-se impossível de lhe proporcionar. E claro, conjugar com os horários de trabalho dos pais estava a ser muito complicado. Mas não deixei de sentir o coração apertado quando a levei às 8H30, e a deixei na salinha com a educadora.

A primeira reação da Maria Clara foi logo explorar a sala, procurar os brinquedos novos, olhar para os amiguinhos que já lá estavam e ir sorrindo para mim. Saí da sala com a máxima tranquilidade e naturalidade possível... sabe Deus! E como tinha o dia livre disse à educadora que voltava na hora de almoço para buscá-la. 

Caramba, não sei como aguentam os corações das mães que têm de o fazer com bebés com poucos meses de vida... Sei que não têm outra escolha... o meu maior respeito e admiração. Bem sei que nós mães vamos buscar forças não sei vindas de onde... pois vamos!

Quando voltei à hora de almoço havia um choro generalizado, o normal para um primeiro dia de escolinha! Mais uma vez tentei reagir com a máxima tranquilidade, pedi que ela almoçasse com os restantes meninos e, como é "boa boca", lá acalmou quando viu a comida no prato. Só saiu depois de comer, já mais calma e bem disposta, a dizer adeus a toda a gente. Felizmente esta semana tenho a oportunidade de a ir buscar logo a seguir ao almoço, assim vai habituando-se lentamente aos novos horários, novas pessoas, amiguinhos... 

E por aí como correu? Contem-me tudo!

410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page