top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

O meu bebé deve ou não usar chupeta?


Durante a gravidez ouvi tantos conselhos, sugestões e proibições em relação à chupeta... Continuo sem saber a resposta a esta pergunta, até porque cada caso é um caso e os bebés são todos diferentes. Facto, é que há opiniões para todos os gostos, umas mais permissivas e outras mais radicais. Na realidade a chupeta tranquiliza o bebé e transmite-lhe conforto e, muitas vezes, é a única forma de os acalmar, principalmente quando são muito pequenos.

Da longa lista de prós e contras do uso regular da chupeta, há vários que não verifiquei com a Maria Clara. Ela usa chupeta desde que nasceu, e como esteve na neonatologia uma semana, com injecções e picadelas frequentes (como vos contei na altura) era uma forma de fazê-la sentir conforto. Já que durante esse tempo ainda estava no processo de conseguir amamentar. Bom, mas vamos lá a esses prós e contras. Atenção que o que vou partilhar convosco é o meu caso e é a forma como a minha filha reagiu ao uso da chupeta.

Primeiro os prós:

Acalma e induz o sono

A Maria Clara sempre foi uma bebé calma e, tirando algumas poucas noites em que os dentinhos ou uma ligeira constipação não deixou, sempre dormiu bem.

Evita o chuchar no dedo

De facto ela não chucha no dedo, às vezes "morde-os" para coçar as gengivas. O vício de chuchar no dedo pode trazer alguns problemas associados, deformar o próprio dedo ou até criar uma infecção, é prejudicial para o desenvolvimento dos maxilares. O uso da chupeta, nós pais, ainda podemos controlar, mas o chuchar no dedo não.

Reduz o risco de síndrome de morte súbita do lactente

De acordo com vários estudos a diminuição deste risco esta relacionada com o uso da chupeta para dormir.

E como contras:

Interfere com a amamentação

Defende-se que o uso de chupeta reduz a intensidade de estimulação do mamilo, levando a uma diminuição da produção de leite. E que o bebé pode perder o interesse, por isso recomenda-se que o uso da chupeta (bem como biberão) aconteça depois da amamentação estar bem estabelecida. No nosso caso isso não se verificou, a Maria Clara usou chupeta e biberão antes de pudermos criar laços de amamentação. E no entanto mamou até aos 7 meses, sem problemas.

Pode atrasar o desenvolvimento da linguagem

Tem lógica pois se o bebé está sempre com chupeta não consegue palrar com tanta facilidade. Aqui em casa ela já fala imenso, embora eu não perceba metade! Tentamos que o uso da chupeta seja moderado.

Pode provocar deformação dentária

Se o uso se prolongar depois dos 2 anos de idade este risco aumenta. Neste momento a Maria Clara está com quase com 17 meses e estamos a tentar que ela só use mesmo para dormir, a ver se aos 24 meses conseguimos largar a chupeta!

E por aí os vossos bebés usam muito a chupeta? Quem tem filhos mais crescidos com que idade deixaram a chupeta?

261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page