top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Chinelos por favor!


No ano passado, estava eu já super grávida da Maria Clara, fui jantar na noite de passagem de ano a casa de uns amigos, que têm três filhos. Quando cheguei convidaram-me a descalçar e ofereceram-me uns chinelos. Pensei: que simpático de facto com 8 meses de gestação sabe bem andar de chinelos o tempo todo! 

Na realidade é uma prática de família, e principalmente desde que têm filhos, andarem de chinelos em casa. Os sapatos de rua ficam definitivamente à porta. 

Pessoalmente não me importei com esse pedido e hoje em dia, com a Maria Clara a gatinhar a toda a hora pela casa toda, faz-me pensar nas razões desse hábito.

Tanto eu como o Marco já o fazemos há algum tempo. Primeiro porque de facto é muito mais cómodo e aconchegante calçar os chinelos ou pantufas assim que chegamos a casa. Depois porque os brinquedos dela ficam espalhados pelo chão, a chupeta cai e ela coloca-a na boca sem que sequer tenhamos tempo de a lavar! 

Facto é que na rua os nossos sapatos pisam de tudo... e trazemos essa sujidade para o chão de nossa casa. E quando falamos de sujidade falamos de micro-organismo, bactérias, resíduos tóxicos... Para além de, com este hábito, conseguirmos manter a casa limpa por mais tempo. Tempo esse amigo que tanto nos faz falta, não é mães?

Mas adoptar este hábito para as visitas torna-se mais complicado... há que ter vários chinelos e de alguns tamanhos diferentes, não é? E depois as pessoas podem não receber bem este convite para se descalçarem...

O que pensam sobre isso? Já alguém adoptou esta prática? Como é recebida pelos vossos familiares e amigos?

Partilhem as vossas opiniões aqui em baixo em comentário ou enviem mensagem por e-mail ou no chat, mas não se esqueçam de subscrever o blog para que possa responder às vossas mensagens via chat. 

483 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page