top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Até dá gosto vê-la comer


Como sou abençoada... a Maria Clara foi sempre uma bebé fácil, calma e muito feliz, não poderia estar mais grata! E desde que começou a alimentação complementar, com a introdução dos sólidos, há cerca de um mês atrás, tem sido uma surpresa a cada novo alimento!

Nunca fez cara feia ou rejeitou qualquer alimento, houve uma semana em que fiz a sopa com batata em vez de batata-doce e ela percebeu a diferença, mas comeu tudinho na mesma. Quando iniciou a papa tive receio que depois começasse a reagir de modo diferente à sopa por ser menos doce, mas não. 

Como indicação da pediatra, fiz a introdução de um alimento diferente a cada 3/4 dias. Fazia a base da sopa com abóbora ou cenoura, batata-doce, cebola e depois fui acrescentando legumes diferentes. 

Depois chegou à fase da carne! Comecei com as carnes brancas, frango e perú, que aliás são as carnes que eu e o pai comemos em casa. Fiz a base da sopa com mais um legume (ou curgete, brócolos, alho francês, nabo...) e depois juntei 20gr de carne. Ela adorou! Incrível, dá mesmo gosto vê-la comer! Até agora já comeu frango, perú, vitela e borrego. São estas as carnes que escolhi para a alimentação dela, por agora.

Nesta fase a alimentação da Maria Clara já está bastante variada e ela tem imenso interesse pelos diversos alimentos. Quando acorda dou-lhe de mamar, depois almoça sopa com carne e fruta. Agora já podemos variar um pouco, para além da maçã e pêra, já comeu melancia, melão, papaia e manga. Banana gosta mas tento evitar porque causa alguma prisão de ventre.

À tarde come papinha e por vezes também mama mais um pouco. Em relação à papinha tento variar. Antes só comia papa de arroz sem glúten e sem açúcares. Agora estamos a introduzir o glúten por indicação da pediatra, mas sou sincera dou apenas duas vezes por semana a papa de trigo espelta com glúten sem açúcares. Por vezes junto fruta à papa.  

Nesta foto fiz papa de trigo com papaia:

Outra novidade na alimentação para o lanche é o iogurte natural, com leite de transição. Costumo misturar fruta e bolacha para bebé sem adição de açúcar. Nesta foto misturei um iogurte, meia manga e uma bolacha:

Depois ao jantar come sopa só de legumes e fruta. À noite antes de ir para a caminha dormir dou-lhe de mamar, mas por vezes tenho de lhe dar um pouco mais de leite de transição porque não fica saciada.

E desse lado já começaram a aventura das papinhas? Deixem as vossas receitas e sugestões!

846 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page