top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

A primeira sopa da Clarinha


E chegou aquele momento tão esperado, mas temido, de introdução das sopas na alimentação da Maria Clara. É tão bom comemorar cada conquista dela, mas esta requer alguma agilidade e paciência. De repente deixa apenas de mamar e passa a comer de colher.

Começámos pela sopa básica, como é o normal, dentro das opções sugeridas pela pediatra fiz uma sopinha de cenoura, cebola e batata-doce:

Coloquei 2 cenouras médias, 

1 cebola pequena, 

2 batatas doce médias 

tudo bem lavadinho, 

descascado e em pedaços pequenos na bimby, juntei água quase a cobrir os alimentos e programei 30 minutos a 100 graus na velocidade 1. Depois triturei durante 20 segundos na velocidade 6/7, por fim juntei um fio de azeite e deixei repousar. Dividi em 4 recipientes com 180 gramas de sopa cada. 

Para sobremesa fiz papinha de maçã cozida. Coloquei 4 maçãs pequenas na bimby e apenas duas colheres de sopa de água, programei 5 minutos a 50 graus na velocidade 3. Dividi também em quatro recipientes.

As primeiras colheres de sopa correram muito bem, não fez cara feia, acho que gostou do sabor! O problema foi quando começou a ficar cansada, com fome e sono, é que comer à colher não é tão rápido como mamar ou beber biberão. No primeiro dia nem metade da sopa consegui que comesse. E a maçã quase nem provou...

No segundo dia começámos o ritual mais cedo, ou seja, não esperei que já estivesse com fome. Devagarinho colher a colher e com muita paciência, porque muitas vezes a sopa vem para fora, comeu mais de metade. Em relação à papinha de maçã fez um bocadinho cara feia mas comeu algumas colheres.

Hoje foi o terceiro dia de sopa e foi fantástico! Quando colocámos o babete parecia que já sabia o que aí vinha! Com calma e muita persistência, enquanto o pai segurava nela ao colo eu ia-lhe dando a sopa. Comeu quase tudo! Depois passámos à maçã cozida que também comeu quase toda, impressionante como ela se adaptou tão bem e gosta dos sabores. Pelo que sei, não sai nada à mãe... eu era terrível para comer, segundo os meus pais dizem! 

A seguir vamos trocar a cenoura por abóbora e depois acrescentar curgete. Para a sobremesa pêra cozida. E assim continuaremos nesta aventura de sabores!

Dia 1, nota-se alguma resistência no rosto!

Dia 3, a papinha de maçã sobrou um pouco mais mas... o pai comeu antes da foto!

813 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page