top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

A saúde oral da grávida e do bebé


Quando me perguntam o que gosto mais em mim fisicamente respondo: do meu sorriso. Sempre tive dentes saudáveis e direitinhos. E também sempre tive cuidado com a saúde oral. Mas quando engravidei fiquei cheia de dúvidas e receios, porque como sabem, há imensos mitos relacionados com os dentes e a gravidez. Por isso vamos lá esclarecer este assunto.

Felizmente não tenho e nunca tive qualquer problema dentário, por isso visito o meu dentista, o Dr. Jorge Pereira na DentaliUM, de seis em seis meses apenas para fazer uma higienização e verificar se está tudo ok! Mas quando fiquei grávida surgiram algumas dúvidas pois já tinha ouvido tantas histórias... que os dentes ficam fracos, podem cair dentes, perdem cálcio, há tendência a ter cáries... etc. Por isso, decidi perguntar e informar-me com quem sabe!

Na realidade, se tivermos uma boa saúde oral e formos acompanhadas com a regularidade necessária por um bom dentista, a gravidez não enfraquece os dentes nem há maior risco de termos cáries. Como não bebo leite, e há aquela tendência social de achar que o cálcio só existe no leite, fiquei com receio de que a gravidez pudesse, de alguma forma, enfraquecer os dentes porque há perda de cálcio para o bebé. Sim, existe essa perda de cálcio para o bebé, mas não o cálcio dos dentes, por isso se temos dentes fortes eles continuarão fortes.

Agora o que de facto pode acontecer, devido às alterações hormonais, é a gengiva sangrar e doer, por isso também devemos ter cuidado na escovagem dos dentes e não pressionar demasiado. Mas, lá está, se tivermos boa saúde oral isso provavelmente não acontecerá.

No entanto, é sempre bom visitar o dentista durante a gravidez porque a mãe pode infectar o bebé por meio de microorganismo provenientes de doenças dentárias, por exemplo, das cáries.

Em relação à saúde oral do bebé sabiam que devemos limpar a gengiva do bebé regularmente com uma dedeira ou uma gaze humedecida com água? 

Sabiam que a primeira consulta deve ser efectuada até 1 ano de idade, para informar os pais e prevenir maus hábitos?

É sempre bom promover bons hábitos de higiene oral desde muito cedo. Para além de todos os motivos já referido, o sorriso é a curva mais bonita do nosso corpo!

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page