top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Amamentação... sim ou não?


Vais amamentar, não vais? Sabes que o leite materno é essencial para a saúde da bebé? Não podes enervar-te senão perdes o leite! Já subiu o leite? Tens leite suficiente? Se calhar a bebé não fica saciada só com o teu leite... Por vezes a amamentação revela-se um "bicho papão"...

Posso considerar-me abençoada, logo nas primeiras noites, assim que veio para casa, a Maria Clara já dormia quase quatro horas seguidas. É uma bebé muito calma, ela literalmente come e dorme. Claro, também faz uma birra de sono ou tem uma pequena cólica. No entanto, o facto dela dormir quase quatro horas seguidas não quer dizer que eu também durma!

Não sei se aconteceu convosco, mães de primeira viagem, mas qualquer gemido dela me fazia despertar. A ansiedade de fazer tudo bem, cuidar e protege-la mantém o nosso cérebro em constante alerta. Chega a uma altura que é instinto, reajo automaticamente e nem me preocupa se estou cansada ou tenho sono... Ela desperta a meio da noite e eu ali estou pronta e disponível para lhe saciar a fome.

Escolhi amamentar desde o momento em que soube que estava grávida por várias razões, mas a principal pelos benefícios para a saúde da bebé. Respeito e aceito quem não o faça, cada mulher, cada mãe tem direito à sua escolha e ninguém deve apontar o dedo, principalmente sem saber as razões da decisão. Como também há mães que não têm essa oportunidade e não devem culpar-se por isso.

Os primeiros dias não foram fáceis. Felizmente a Maria Clara fez uma excelente primeira pega e adaptou-se muito bem ao peito. Nunca tinha sentido uma dor igual, sim dói, até que se torna uma dor prazerosa... mas é sem dúvida um momento mágico e estabelece um elo de ligação incrível.

Mas como ao segundo dia de vida ela foi para a neonatologia tive receio que essa distância prejudicasse a subida do leite, que só aconteceu ao sexto dia. Até lá fui muito persistente e só pensei nela, apesar de estar com dores da recente cesariana, sempre que podia estar com ela e dar peito eu dava, nas outras horas estimulava a produção extraindo com a bomba... Li vários artigos que mencionavam a importância de estarmos perto dos nossos bebés e que o sentimento de felicidade ao olharmos para eles ajudava na subida do leite. Passei várias noites nessa semana a despertar de duas em duas horas para extrair o leite com a bomba, enquanto olhava para todas as fotografias dela que tinha no telemóvel... No meio de algumas lágrimas silenciosas pensei em desistir... Sim, algumas vezes, mas foi sempre o cansaço a pensar por mim.

Para mim, amamentação sim! Até porque os benefícios não são apenas para os bebés, nós mães também beneficiamos e muito, amamentar protege-nos de hemorragias e infecções pós-parto, ajuda o útero a regressar ao estado normal mais rapidamente e, como queima calorias, conseguimos voltar ao peso habitual mais facilmente.

A Maria Clara foi sempre muito comilona desde que nasceu, na neonatologia teve de fazer uma alimentação mista, peito e leite de biberão. Agora com um mês continuo a amamentar, por vezes fica mais de 20 minutos em cada peito e ainda bebe entre 80 a 100ml de biberão. Outras vezes fica saciada só com o peito.

Deixo aqui as minhas dicas e opções:

Durante o dia opto por amamentar na posição da foto sempre bem sentada com as costas apoiadas e com a ajuda preciosa da almofada de amamentação. Deixo aqui o link da página de facebook onde adquiri a minha almofada (entre outros artigos):

De noite acho mais confortável a posição deitada de lado. E assim a bebé não desperta tanto e dorme mais facilmente.

O primeiro mês é sem dúvida uma aprendizagem e não devemos ter receio de expor as nossas dúvidas, por mais ridículas que possam parecer!

1.449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page