top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

New York... New York


Visitar a cidade "que nunca dorme" sempre foi um dos meus sonhos e este final de Verão concretizou-se.

Começou por ser uma viagem de família, os tios do Marco, o meu namorado, vivem lá há quase catorze anos e já há algum tempo planeávamos visitá-los. E acabou por ser, também, uma viagem de trabalho, promoção e estudo!

Em Fevereiro decidimos comprar os bilhetes e começámos a organizar a viagem para finais de Setembro, ainda longe de pensar que estaria grávida. Felizmente calhou bem, estava de 20 semanas quando viajámos, mas falei com o meu médico que apenas me aconselhou a ter os cuidados normais, manter-me sempre hidratada, comer de duas em duas horas, usar umas meias próprias durante a viagem de avião e andar com regularidade.

Ouvi vários comentários e conselhos de pessoas que já visitaram, bons e maus, mas claro, mantive a minha expectativa. E digo-vos, é tudo como eu imaginava, ou via nos filmes!

Desde as ruas sempre cheias e movimentadas com todo o tipo de gente, excêntricas, mais recatadas, homens e mulher de negócios, várias raças, vários idiomas; táxis e mais táxis amarelos, ambulâncias, polícias sinaleiros em quase todos os cruzamentos, prédios altos e ainda mais altos, publicidade que literalmente nos entra pelos olhos, carrinhos de "junk food", bandeiras americanas por todo o lado, trânsito, contrastando com um parque gigante cheio de bicicletas, esquilos e pessoas a treinar ou a passear; teatro e musicais para todos os gostos... enfim... um mundo encantador e assustador ao mesmo tempo.

Há sempre portugueses em todo o lado! E claro, em Nova Iorque há várias comunidades portuguesas. Nós ficámos em Mineola, a 25 minutos de comboio de Madison Square Garden, uma localidade muito simpática, organizada por quarteirões com casas térreas com jardins.

Nós portugueses somos muito saudosistas e quando estamos longe do nosso país, como é o caso destes emigrantes, damos mais valor às tradições, à cultura portuguesa... E de facto, foi isso que senti, enquanto artista. Surgiu um convite para cantar num espaço, onde habitualmente se juntam muitos portugueses à sexta-feira à noite, que prontamente aceitei. O jornal Luso-Americano quis fazer uma entrevista comigo, onde aproveitei para dar a conhecer melhor o meu trabalho, principalmente em teatro. E ainda consegui entrar no "Open Day" de uma das melhores escolas de cinema e interpretação do mundo, New York Film Academy. Mas houve muito tempo para passear e visitar, afinal foram duas semanas!

5th Avenue

Top Of The Rock

Saint Patrick Cathedral

Empire State Building

Central Park

Hope Sculpture

Central Park

331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page