• Patrícia Candoso

Pesadelo chamado Desfralde!



Há fases complicadas e dolorosas na maternidade e o desfralde pode tornar-se um grande pesadelo, um teste à paciência e resistência. Até percebermos que não tem de ser agora porque já tem dois anos, ou porque na primavera é mais fácil, ou porque o filho(a) de uma amiga é mais novo e já não usa...! É um processo que nada tem a ver connosco mães e pais, nem há um prémio de melhores Pais do Mundo porque conquistaram o desfralde em 3 dias... nós só devemos orientar, explicar e esperar que o nosso filho viva essa experiência, sem pressão.


Em abril percebi que a Maria Clara já dava sinais e dizia quando estava a fazer xixi, tinha horas certas para o cocó e "spots" da casa para o fazer! Aí pensei, vou mostrar-lhe o bacio e explicar para que serve. No primeiro dia que a sentei depois do jantar ela fez no bacio e achou imensa piada. No segundo dia pensei: “vou pô-la no bacio de meia em meia hora”. Resultou no início mas depois percebi que ela estava a sentir-se incomodada por não conseguir fazer cocó, começou a ficar impaciente e a pedir-me para fazer na fralda.

Percebi que ela ainda não estava preparada para esta mudança e começava a evitar o bacio, e não insisti. Há duas semanas aproveitámos os dias mais quentes para ela andar só de cueca e t-shirt pela casa. Enrolei todos os tapetes do chão num cantinho da sala e deixei-a andar livremente. Claro que primeiro expliquei-lhe que agora tinha cuecas com bonequinhos, que ela ajudou a escolher, e por isso tinha que ir fazer xixi ao bacio. No primeiro dia o resultado foi: Bacio 3-5 Chão! Mas não fiquei chateada nem demonstrei que estava triste, coitadinha já lhe bastou a estranheza do que estava a acontecer. E sempre que fez no bacio batíamos palmas pela sua conquista.


Há dias em que sente que começa a fazer e vai logo a correr para o bacio, há outros em que se esquece com a brincadeira. E há que ter paciência... Por aqui o desfralde não aconteceu em 3 ou 5 dias, como muitos artigos pela internet promovem e ensinam. Talvez não tenha seguido os conselhos certos, mas estou certa de que estamos a respeitar o ritmo dela e a vontade dela. Quem está nesta fase também? Desabafem, faz bem!

506 visualizações

visitantes

Fica a par de todas as novidades

© 2017 Quero a minha mãe. Proudly created with Wix.com