top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

O dilema da cadeira-auto...


É o que se pode chamar uma escolha para a vida, tendo em conta a variedade de cadeiras que existem, e os preços altos que muitas têm, principalmente aquelas com melhores resultados nos testes, que permitem andar contra a marcha, têm isofix... na altura foi uma pesquisa exaustiva de meses mas considero termos tomado a decisão certa. Pesquisei sites, blogs, testes, marcas, grupos de Facebook com mães expert na matéria... e certifiquei-me daquilo que é, atualmente, recomendado.

Faço este post sem qualquer intuito publicitário até porque a nossa cadeira foi paga (um verdadeiro achado em promoção). E era mesmo aquela cadeira que queríamos e não outra, possivelmente oferecida por alguma marca, que muito agradeço, mas aqui tratava-se da segurança da nossa filha. Foi está a nossa opção.

Usámos o ovinho até ao máximo permitido pelo peso e centímetros. Depois queríamos passar para uma cadeira que desse até aos 18kg/4anos, fácil de usar, com isofix, que tivesse bons resultados nos testes, permitisse andar contra a marcha (como é recomendado para a idade e peso que a Clarinha tinha na altura) e não custasse “os olhos da cara”!

Escolhemos a cybex sirona 360 e ficámos muito satisfeitos com a nossa escolha, o facto de rodar torna muito pratica a colocação do bebé, tem duas posições - sentada e deitada - e é muito fácil de colocar no carro, para além de preencher todos os nossos requisitos.

A Maria Clara está neste momento com quase 20 meses e cerca de 11 kg e 90cm, é recomendável que ande contra a marcha. O problema é que, tendo, normalmente, uma família dois carros não há orçamento que permita comprar duas cadeiras topo de gama por isso, esta cadeira fica sempre no meu carro ( onde ela anda quase 100% das vezes) mas no carro do pai ou dos avós anda numa cadeira, com segurança e comodidade, que não faz RF.

Por esse motivo, e experimentando ela a “liberdade” visual que permite viajar no sentido da marcha, começou a chorar, fazer birras e até enjoar no meu carro! E o enjoar chegou mesmo a “vias de facto” com direito a limpeza de estofos e quase uma semana a sentir aquele cheiro... confesso que tenho insistido para que ela continue a andar contra a marcha porque sei que é mais seguro e que o impacto num acidente é menos violento. Mas as viagem de mais de 10 minutos tornam-se impossíveis, e se estou sozinha acabo por fazer a viagem mais stressada e angustiada, com o choro dela.

Experimentámos virar a cadeira ontem e apesar dela adorar tenho dúvidas que seja o mais sensato da nossa parte. Quem partilha deste mesmo dilema? Quem tem esta cadeira também? Aguardo os vossos comentários de ajuda!

284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page