top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Que planeta lhe vou deixar...?


Acho que quem tem filhos pensa muitas vezes no futuro. Aquela ideologia de “viver o dia de hoje e amanhã logo se vê” ficou no passado, pelo menos para mim e acho que para todas as pessoas que têm filhos! Temos responsabilidades diferentes e um futuro feliz e saudável para lhes (tentar) proporcionar. Claro que há sempre coisas que fogem do nosso alcance...

Que planeta lhe vou deixar...? Também penso muitas vezes nisso. Não sei se ouviram, leram ou viram notícias, mas na semana passada atingimos o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis, para este ano. E mais incrível, esse limite foi atingido 3 dias mais cedo do que o ano passado. E pensamos: o que podemos fazer? Muito, mesmo que o “vizinho” nada faça, nós somos responsáveis pelas nossas ações.

Boas práticas é o que se pede a todos nós! Por exemplo:

  • na alimentação, optarmos por produtos portugueses, optarmos pelo consumo em maior quantidade de hortícolas, leguminosas secas, frutas, reduzir o consumo de proteína...

  • na redução de desperdícios, vivemos muito na era do “usar e deitar fora”, tentar comprar apenas o necessário. Relativamente às roupinhas dos nossos bebés, quando deixam de servir devemos guardá-las em boas condições (podem sempre servir a um mano, primo, amigo) ou vendê-las, há imensas lojas de artigos em segunda-mão.

  • Reciclar, separar os lixos... eu bebo pelo menos um café por dia em casa, ora ao fim do mês são pelo menos 30 cápsulas de café. Sabiam que a Nespresso incentiva à reciclagem e tem mais de 200 pontos de entrega? Sabiam que o alumínio utilizado para proteger o café é 100% e infinitamente reciclável?

  • Optando por marcas com consciência ambiental, recentemente a Nestlé lançou a primeira embalagem em papel reciclável, quem já viu o novo Nesquik All Natural? A própria marca já anunciou que até 2025 pretende ter todas as embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

Aqui ficam algumas ideias! Querem partilhar as vossas? São sempre bem-vindas, em prol de um planeta mais feliz para os nossos filhos.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page