top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Coisas que uma grávida tem que ouvir...


Ao longo destes quase 9 meses ouvi comentários, perguntas e conselhos de pessoas chegadas, menos chegadas; experientes, menos experientes... Reparei que toda a gente tem uma palavra a dar nesta matéria: maternidade!

Como é óbvio alguns comentários, perguntas e conselhos vão repetindo-se e eu fui ouvindo, sei que são ditos com a melhor das intenções, mas por vezes alguns são um pouco incómodos e até desnecessários... por isso fui filtrando, claro, sempre com um sorriso nos lábios.

Fiz uma pequena lista daqueles comentários, perguntas e conselhos que, no meu parecer, uma grávida não deveria ouvir:

- Quantos kg já engordaste?

Felizmente, no meu caso, consegui equilibrar bem a balança, mas tive altos e baixos. Meses em que engordei mais do que era suposto e noutros em que mantive o peso. Mas há grávidas que sofrem bastante com isso, têm ataques de fome, desejos incontroláveis e a ansiedade e a frustração em não conseguirem controlar o peso provoca grandes alterações de humor. Por isso, é uma pergunta a evitar, principalmente se percebermos que de facto aumentou bastante o peso.

- Aproveita e dorme tudo agora porque depois de nascer não vais ter mais vida...

A sério? O desejo de receber a nossa bebé é tão grande que, enquanto estamos grávidas, só pensamos nisso como um momento único e o mais feliz das nossas vidas. Claro que sabemos que os primeiros meses são muito difíceis e que a nossa vida nunca mais será igual, mas para quê querer antecipar esses sentimentos numa grávida. De certo que haverá tantos momentos únicos e maravilhosos que farão esquecer as noites mal dormidas dos primeiros meses.

- Como é que se vai chamar? Ah... não gosto muito...

E quem é que quer saber se tal pessoa gosta ou não? Os pais adoram, senão não tinham escolhido esse nome! Bem como a família mais chegada.

- Vai ser parto natural ou cesariana? Estás com medo? Ansiosa? Se for parto normal as dores são insuportáveis!

Bom... o certo é que vai ter que nascer de uma forma ou de outra. Claro que uma grávida tem medo! Passa 9 meses com receios, ansiedade e medos a cada nova etapa da gravidez. Principalmente se for mãe de primeira viagem tudo é uma novidade, tudo é desconhecido. Deixei-na apreciar e viver o momento.

- Contar história de gravidezes ou partos que correram mal...

Completamente proibido! Contem história com finais felizes e positivos.

- A tua relação com o teu companheiro nunca mais será a mesma, a todos os níveis...

Cada um que viva a sua vida e a sua relação amorosa. Claro que será uma prova de fogo superar tantas mudanças, cansaço... mas já durante a gravidez o casal começa a adaptar-se. O essencial é estarem os dois envolvidos em tudo! Por vezes acontece muitas recém-mamãs envolverem-se demais nos cuidados com o recém-nascido e deixarem o companheiro de parte. O pai deve e devemos deixá-lo participar.

- E para quando o segundo filho? Ou vais ficar só com um? Uma criança deve ter pelo menos um irmão.

Credo! Este ainda não nasceu e já fazem este tipo de pergunta. São escolhas íntimas do casal.

Bom... poderia fazer uma lista mais extensa... mas por estes exemplos acho que dá para perceber.

Deixo-vos totalmente à vontade para acrescentar mais alguns nos comentários!

Qual aquele comentário, pergunta ou conselho que mais vos incomodou durante a gravidez? Partilhem!

1.309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page