top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Gravidez e gatos!


Eu adoro gatos! Tive um gato, o meu Bernardo, durante 17 anos foi um companheiro de muitas alegrias e tristezas, carinhoso e independente como todos os gatos são.

Muitas pessoas não gostam de gatos, talvez pelo que se diz: os gatos são traiçoeiros, estragam tudo em casa... Enfim, na realidade são animais com muita personalidade e têm que ser respeitados. Necessitam do seu espaço e nós temos que saber como cuidar de gatos.

Agora tenho dois gatos em casa! A Pérola com quase 3 anos e o Oreo que fez 2 há pouco tempo.

Quando engravidei já tinha pesquisado e perguntado tudo sobre Gravidez e Gatos! Ainda não sabia se era ou não imune à toxoplasmose. Quando recebi o resultado - não imune - não fiquei nada preocupada com os meus gatos. Até porque uma alface ou uma fruta mal lavada, carne mal passada... podem revelar-se um perigo muito maior. Obviamente, tenho cuidados com os animais que não conheço.

Muitas mulheres grávidas, ou que estão a pensar engravidar, são aconselhadas a não tocar nos seus animais de estimação ou mesmo a “verem-se livres” deles... a ignorância ou falta de informação sobre a toxoplasmose leva muitas vezes ao abandono dos animais. É muito importantes ter vários cuidados alimentares e de higiene e informarem-se com especialistas, o médico de família, o obstetra e até mesmo o veterinário, que melhor explicará tudo sobre o gato.

Eu brinco com os meus gatos, dou carinhos, apenas evito contacto com as unhas deles e também com a caixa de areia. E se, eventualmente, tiver que trocar a caixa de areia uso umas luvas de borracha e depois desinfecto as mãos.

Respeito, obviamente, quem não gosta ou não tem animais em casa, como tal respeitem também quem os tem sem críticas ou comentários sem fundamento ou conhecimento de causa.

1.072 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page