Vocês não conhecem a minha mãe, por enquanto... Mas digo-vos, no que toca a cozinhar a minha mãe sabe fazer tudo! E quando digo tudo é mesmo tudo, porque até mesmo quando não sabe ela arranja maneira de saber fazer. E nesta matéria, digam o que disser, venha quem vier, a minha mãe cozinha mesmo melhor do que qualquer outra mãe.
Do nada, a meio de uma simples conversa familiar, ela é capaz de nos dar a receita do novo prato de bacalhau que inventou há dias e ainda nos recomenda dois ou três produtos novos que estão em promoção no supermercado. A minha mãe é uma óptima promotora se ela acreditar no produto é vê-la cheia de entusiasmo genuíno a recomendá-lo a toda a gente.
É precisamente isso que ela faz com a receita do bolo mais fofo que aprendeu há uns anos com a mãe de uma amiga. E como em tudo, claro que a minha mãe já deu o seu toque pessoal à receita e tornou-a oficialmente dela!
E de que é o bolo? De qualquer coisa... laranja, chocolate, maçã, cenoura, até de espinafres! Basicamente, e segundo entendi ,a base do bolo é sempre a mesma juntando apenas mais esse ingrediente extra que lhe confere cor e sabor. AH! Mas tem um truque para desenformar...
Bom vamos por partes, em primeiro lugar os ingredientes:
* Duas canecas de farinha
* Duas canecas de açúcar
* Meia caneca de leite
* Meia caneca de óleo
* Uma colher de sopa de fermento
* 50g do ingrediente extra, exemplo: coco ralado
* 8 ovos
Descrição da receitas e procedimentos importantes:
Primeiro passo: Pré-aquecer o forno a 180 graus e colocar no interior a forma para bolo sem untar. A minha mãe usa uma daquelas formas altas com cone.
Segundo passo: Juntar os ingredientes, preferencialmente misturar os sólidos primeiro e depois ir acrescentando os líquidos. Sendo que o ingrediente extra juntamos apenas no final.
Terceiro passo: Depois de estar tudo bem ligado, retirar a forma do forno, com cuidado porque está muito quente, e verter o preparado. Colocar novamente no forno e esperar cerca de 40 a 50 minutos. Depende muito do tipo de forno, por isso vão vigiando!
Depois de passar o tempo e de verificarmos que o bolo está cozido, retiramos a forma do forno. Agora, muita atenção, aqui vai o truque para desenformar. Coloquem 4 copos como se fossem os 4 vértices de um quadrado. De seguida, viramos a forma de pernas para o ar sobre esses 4 copos e deixamos a repousar até arrefecer um pouco. O bolo vai soltar-se naturalmente da forma, depois é só coloca-lo num bonito prato e servir! Fica super fofo! Bom proveito!