© 2017 Quero a minha mãe. Proudly created with Wix.com

Fica a par de todas as novidades

visitantes

Que palavra define este ano?

December 30, 2018

Se pudesse escolher apenas uma palavra para definir o ano de 2018 teria que escolher, sem qualquer dúvida, EMOÇÃO. Porque uma emoção é uma sensação, ou uma reação, física e/ou sentimental a algum acontecimento. E é claro que o acontecimento que gerou mais emoções este ano foi o nascimento da Maria Clara.

 

Como pode um acontecimento gerar tantas e diversas, algumas até antagónicas, emoções...?! Sempre gostei de psicologia e segundo a tese do psicólogo Robert Plutchik o ser humano tem 8 emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação. Certamente senti grande parte destas emoções (senão todas) naquelas 30 horas em que esperei pelo nascimento dela. Mas claro está, teorias e teses há muitas... mas só quanto vivenciamos momentos como este sabemos ao certo que emoções sentimos.

 

A emoção do primeiro olhar, da primeira noite contigo, do primeiro sorriso... a emoção da primeira noite sem dormir, do primeiro choro, da primeira frustração que a maternidade nos faz sentir... E tão abençoados temos sido, conto pelos dedos de uma mão as noites muito mal dormidas que a Clarinha nos deu, as cólicas praticamente inexistentes, nem uma constipação, nem uma febre persistente... 

 

Mas 2018 foi também sinónimo de emoções pelo falecimento do meu avô materno. Não foi fácil gerir, a emoção do nascimento da minha filha, uma semana sem a ter em casa porque esteve na neonatologia e quinze dias após essa extrema felicidade de a ter pela primeira vez nos meus braços, perder o meu avô.

 

Felizmente as novas tecnologias permitiram que ele conhecesse a Maria Clara, antes de partir. Não pude no entanto estar presente na última despedida, mas tenho em mim a memória de todos os bons momentos que partilhámos juntos. Apesar de viver longe dos meus avós sempre que podia, mesmo que fosse para aqueles lados em trabalho, nem que fosse 5 minutos, ia visitá-los. 

 

Tantas outras emoções representam este ano, umas melhores do que outras, é claro. O regresso ao trabalho, aos palcos, após seis meses foi também uma emoção muito boa. Mais recentemente o convite para fazer parte do elenco da novela Alma e Coração, na Sic, fez-me sentir várias emoções, o meu primeiro trabalho em televisão depois de ser mãe.

 

Espero que 2019 traga novos desafios profissionais, senão hei-de ir atrás deles até que surjam! E muita saúde porque amor e paz vamos semeando todos os dias!

 

Um excelente 2019 para todos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Autora de Quero a Minha Mãe, um blog dedicado ao universo complexo das mãe. 

FEATURED POSTS

November 4, 2019

September 16, 2019

Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon