© 2017 Quero a minha mãe. Proudly created with Wix.com

Fica a par de todas as novidades

visitantes

Regressão do sono já ouviram falar?

June 3, 2018

 

 

E quando finalmente começamos a entrar numa rotina estável, de horas quase certas para as refeições, de soninhos curtos durante o dia e sonos profundos durante toda a noite, 7 a 9 horas seguidas... Surge a regressão do sono! Na realidade até é algo positivo no desenvolvimento do bebé, mas nós pais sofremos um bocadinho com isso...

 

Há cerca de duas semanas atrás a Maria Clara começou a despertar a meio da noite, o que não era habitual. Por volta das 5 horas, 5:30, acordava a chorar, mudava-lhe a fralda e dava-lhe de mamar e ela lá ficava a dormir até às 8/9 horas. Felizmente já tinha ouvido falar sobre a regressão ou alteração do sono por volta dos 4 meses e isso deixou-me muito mais descansada. Sei que há mães que entram logo em pânico a pensar se será do leite materno que já não os satisfaz, ou dentes precoces. No entanto, resolvi pesquisar e informar-me melhor sobre este assunto.

 

Quase todos os bebés passam por isto mais ou menos por volta dos 4 meses, à medida que o cérebro amadurece os padrões de sono alteram-se. A regressão do sono marca um ponto muito importante no desenvolvimento do bebé, por isso é algo muito normal e saudável. Nalguns bebés a regressão do sono pode demorar mais tempo do que noutros. Há dois dias que a Maria Clara já voltou a dormir a noite toda como antes. É uma bebé muito dorminhoca! Mas os sonos durante o dia às vezes são de 5 minutos.

 

Aos 4 meses os bebés estão muito mais conscientes do mundo que os rodeia, vejo isso na minha princesa que fez os 4 meses no dia 1 de Junho. Por isso, às vezes durante o dia torna-se complicado dormir! Ela tem sono e quer dormir mas há muitos estímulos à sua volta e não consegue entrar no sono sozinha. Por isso tentamos sempre ajuda-la para que não fique tão irritada, e aí sim será quase impossível que pegue no sono. Por esta altura o sono amadureceu e os bebés fazem sonecas mais leves por isso despertam com mais facilidade. E temos que lhes dar tempo para que se habituem a esta nova fase de desenvolvimento.

 

Mais alguém a passar pela regressão do sono dos 4 meses? Muita calma e paciência é só uma fase... outras virão!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Autora de Quero a Minha Mãe, um blog dedicado ao universo complexo das mãe. 

FEATURED POSTS

November 4, 2019

September 16, 2019

Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon