© 2017 Quero a minha mãe. Proudly created with Wix.com

Fica a par de todas as novidades

visitantes

As rotinas e as manhas cá de casa!

April 29, 2018

 

 

Sempre ouvi dizer "estabelece rotinas logo desde início", "olha que os bebés apanham logo as manhas todas". Concordo e discordo ao mesmo tempo e vou-vos dizer o que penso desta minha experiência de apenas três meses.

 

As rotinas são sem dúvida importantes mas, acho que são muito mais importantes para nós do que para eles. Nós somos cheios de regras, rotinas, horários e quando chega um bebé tudo fica virado do avesso! Eles baralham-nos toda e qualquer rotina! 

 

Quando a Maria Clara veio para casa e nos começámos lentamente a conhecer, dia após dia fui percebendo o temperamento e personalidade dela. 

 

Os bebés não são todos iguais e definitivamente não trazem livro de instruções. Ao longo do tempo vamos começando a identificar os tipos de choro, se está com fome, se tem sono, se está com cólicas... para mim foi importante mais do que estabelecer rotinas (não gosto muito deste termo) ter rituais diários.


O desenvolvimento do bebé dos dois para os três meses é surpreendente, de repente a Maria Clara já presta atenção a todos os nossos movimentos e já demonstra vários traços de personalidade que nos permite perceber o que ela gosta, o que a faz feliz.

Actualmente ela faz seis refeições por dia de leite materno, quase sempre às mesmas horas: por volta das 7h, 10h, 13h, 16h, 19h, 00h. Durante o dia já não dorme muito, fica bem desperta a querer interagir connosco e com os brinquedos, faz uma pequena sesta de manhã e outra de tarde.

Durante o dia fazemos sempre um passeio, assim a meteorologia o permita, há bastante luz e barulhos normais do dia e ela dorme as sestas na sala na alcofa. Durante a noite há menos luz e dorme no berço ao lado da nossa cama.

Quanto ao banho percebemos que para ela é indiferente a hora a que o toma. Optámos por fazê-lo ao final da tarde assim podemos estar os dois presentes e é um momento de família e divertido, ela adora tomar banho.

Quanto a manhas? Bom, todas as mães (e eu não sou exceção) adoram mimar os seus bebés, dar colinho, aconchego... mas passamos o tempo a ouvir: vais estraga-la com mimos, isso dá-lhe colo depois não fazes nada dela, está mal habituada...

Eu não acredito em manhas, até porque se o bebé passou 9 meses a ser embalado e protegido na nossa barriga quando nasce vai querer continuar a ser embalado e protegido. Por isso eu escolho dar mimo e colo sempre que puder até porque, como estou sempre a ouvir, eles crescem tão rápido tenho que aproveitar todos os momentos.

Eu acredito que esse amor que lhes transmitimos ao dar colinho fará deles adultos mais confiantes. E há tempo para tudo, por isso, a seu tempo, chegará o momento de estabelecer regras, de dizer que não, de educar. Agora, neste momento, com três mesinhos apenas, só quero que a percepção que ela tem do mundo seja de felicidade e amor. Porque não há nada melhor do que ver um bebé feliz!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Autora de Quero a Minha Mãe, um blog dedicado ao universo complexo das mãe. 

FEATURED POSTS

November 4, 2019

September 16, 2019

Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon