top of page
  • Foto do escritorPatrícia Candoso

Depois da estreia... o cansaço!


Não consigo sequer quantificar o cansaço que sinto depois da tão ansiada estreia do espetáculo "Quero Ir pra Ilha", uma comédia musical, com a assinatura de Produções Fora de Cena, onde partilho o palco com os meus habituais companheiros de teatro Carlos Areia, Rosa Bela, Paulo Patrício e Ana Ferreira.

Sempre me senti com força e vontade física e psicológica para aceitar vários desafios profissionais. Adoro trabalhar e fazer o que faço, pisar o palco é uma magia incompreendida por muitos, e quer seja para representar ou cantar, parece que tudo à nossa volta pára naquele momento. E felizmente, mesmo grávida, tenho tido bastante trabalho, até porque gravidez não é doença e se, do ponto de vista médico estiver tudo bem com a mãe e com o bebé, até nos faz bem sermos grávidas ativas. É muito triste certas mulheres abdicarem ou serem mães muito tarde devido a pressões profissionais. Bom mas isto seria um longo tema para debater... fica para outra altura.

Nas últimas duas semanas percebi o que é de facto estar grávida e o quanto o nosso corpo e cérebro mudam... Queridas mães, ou futuras mães, sabem bem do que falo, não é?

Foram várias noites mal dormidas... Já começo a não ter uma posição confortável para dormir, a Maria Clara já deixou bem claro, com pontapés insistentes, que só gosta de estar virada para o lado esquerdo. De barriga para cima só às vezes mas virada para o lado direito, nem pensar! Imaginem o que é passar a noite toda deitada na mesma posição cheia de almofadas em volta... Isto para não falar das 3 ou 4 vezes por noite em que me levanto para ir à casa-de-banho... E nem bebo água durante a noite! Claro está, que de todas as vezes que acordo depois custa-me imenso voltar a adormecer, porque começo a pensar em tudo e mais alguma coisa... no que me esqueci de fazer naquele dia, no que não me posso esquecer de fazer no dia seguinte... nisto as horas vão passando até que, já está a amanhecer e sou invadida por uma fome incontrolável... e pronto levanto-me e começa o dia!

Nas últimas duas semanas foram quase 12 horas por dia a idealizar, a criar, a ensaiar, a pensar e a viver este espetáculo, algo que para nós atores é habitual, é assim mesmo que vivemos nos dias que antecedem uma estreia. Mas neste projeto ainda mais, porque é uma produção própria e todos fazemos um pouco de tudo, tratamos do guarda-roupa, adereços, cenários, vídeos, músicas... E já com seis meses de gravidez apercebi-me que afinal preciso do dobro do esforço para me manter focada, para decorar o texto e as letras das músicas, para não fechar os olhos no meio do ensaio e dormir uma sesta...

A gravidez é uma fase tão bonita na vida de uma mulher, mas só quem a vive sabe exactamente o que é, pernas cansadas e inchadas, fome incontrolável, sono, cansaço por vezes só de respirar, chorar por tudo e por nada, calor... e felizmente não tive enjoos matinais, não engordei muito (até agora!), tenho tido, como é costume dizer-se "uma gravidez santa".

Deixo-vos algumas fotos da estreia desta comédia que iniciou agora a digressão pelo país. E se correr tão bem como o antigo espectáculo estará em cena durante, pelo menos, 3 anos! Como é óbvio, eu vou fazer apenas mais dois espetáculos e depois vou ter de me afastar alguns meses, mas "the show must go on"!

364 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page